CAFÉ CULTURAL BONSERÁ CAFÉ MINEIRO

 

Presentificação dos Saberes e Fazeres do Café Colonial Mineiro

 

No Bonserá Café Mineiro o turista terá oportunidade de vivenciar a presentificação do típico café mineiro em ambiente temático.

As quitandeiras, D. Luzia, D. Dirce, Karine, presentificam seus saberes e fazeres para o público. As outras são sempre lembradas, como D. Eva, além de exímia biscoiteira, detém a arte de recortar papéis.

 

 

 

 

 

 

 

Além da doçaria, quitandaria e licoraria mineira, acontece o ”bonsarau“, a ”contação de estórias“, de causos, com o grupo de Arte Cênica RECICLINOVE, constituído de alunos e graduados da UFOP e outros convidados.

 

 

 

 

 

 

 

Este Café Cultural acontece através de agendamento, às sextas-feiras e sábados, de 18 às 20 h, sob solicitação das agências de turismo para grupos não inferior a 15 pessoas. Nessas datas, sob reserva, recebemos o público em geral.

 

A assessoria desse empreendimento é da gestora cultural, Maria da Graça Menezes Mourão, historiadora e especialista em História e Cultura de Minas Gerais pela PUC-Minas. É autora da pesquisa ”SABERES e FAZERES, os SABORES do CAFÉ COLONIAL MINEIRO“, contemplada em 2009 pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, para publicação de livro e exposição de fotos. O cardápio é fruto dessa extensa pesquisa.

O Café Cultural Bonserá Café Mineiro proporciona às quitandeiras (os) e doceiras (os), cidadania e cultura através da preservação do patrimônio imaterial dos saberes e fazeres ouropretanos e adjacências. Estes colaboradores foram inventariados como fornecedores do Bonserá Café Mineiro, cujas delícias serão degustadas e seus saberes contados por eles próprios nessas presentificações culturais. Esta ação sócio-cultural muito contribui para o inventário dos saberes e fazeres da arte da quitandaria ouropretana.

Comments are closed.